Salada de Batata e Palmito com Cominho



ingredientes

1 kg de batatinhas
1 pote de palmito, orgânico, de 550 gramas
1 cebola roxa pequena, ou ½ cebola roxa media
2 colheres de sopa de vinagre de vinho tinto
½ copo de salsinha picada
1 ou 2 molhos de agrião (eu gosto com 2 molhos)
1 punhado de azeitonas pretas (opcional)
½ copo de maionese (normal ou light)
½ copo de iogurte natural
1 ½ colher de sobremesa de cominho em pó
1 limão (suco)
Sal e pimenta
Pimenta tipo Tabasco ou Sriracha



modo de preparo

1. Cozinhe as batatas em bastante água. Tome cuidado para elas não cozinharem demais: queremos elas ainda firmes. Assim que estiverem cozidas, escorra e passe na água fria para interromper o cozimento. Quando puder manuseá-las, parta as batatinhas em dois e ponha tudo numa vasilha grande. As batatas podem ser cozidas de vespera: deixe-as na geladeira.
2. Fatie a cebola roxa em fatias bem finas. Ponha numa vasilha pequena com 2 colheres de vinagre de vinho tinto, com uma boa pitada de sal. Deixe as cebolas assim por pelo menos 10 minutos.
3. Misture o iogurte à maionese. Tempere com o cominho em pó, o suco de limão, sal e umas gotinhas de pimenta vermelha (eu usei Sriracha, mas Tabasco fica excelente também). Reserve.
4. Enquanto isso escorra e pique os palmitos. Lave e seque bem as folhas de agrião. Escorra o vinagre da cebola roxa (não vamos usar o vinagre). Com muito cuidado, misture as batatas, os palmitos picados, a salsinha picada, a cebola roxa, as azeitonas se for usar, com o molho. Adicione o molho aos poucos pois é provável que você não precise de toda a quantidade. Mexa com cuidado com uma espátula. Prove e ajuste o tempero se necessário. Se você for servir a salada só mais tarde, leve- a coberta com filme plástico, à geladeira até a hora de servir. Quando for arrumar numa vasilha, adicione as folhas de agrião limpas e secas. Essa salada fica melhor quando servida à temperatura ambiente ou apenas fresca (retire da geladeira uns 15 minutos antes de servir).

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário